• Contador de visitas do Blog Lekotek

    • 69.196 hits
  • Twitter – Lekotek

  • Flickr Photos Lekotek

  • Brincar…

    É por meio do brinquedo que a criança vai conhecer o mundo, trabalhar seus sentimentos de medo, alegria, tristeza, amor, ódio e descobrir, através de suas brincadeiras, a melhor forma de dominá-los.
  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 55 outros assinantes
  • Lekotek Brasil AMCIP

  • Mais Acessados

    • Nenhum

BRINCANDO COM A CRIANÇA AUTISTA

  • Em todas as brincadeiras, os olhos do adulto deverão estar no mesmo nível do olhar da criança.
  • Brincadeiras corporais: “Vou pegar você” – brincar de “pegar”, fazer cócegas, abraçar. Repetir várias vezes e parar.
  • Brincadeiras com bolas de sabão
  • Brinquedos de ação e reação – mostrar para a criança, repetir, parar, esperar que ela peça por mais. Aceitar qualquer tentativa de comunicação.
  • Brinquedos com sons / luzes – deixar a criança explorar, depois brincar com ela, em turnos.
  • Brincadeiras com Fantoches – o adulto pode fazer vozes e entonações diferentes. A brincadeira pode incluir que o fantoche beije a criança, abrace, se esconda, de tchau, entre outras.
  • Atividades musicais e brincadeiras cantadas – músicas infantis que insiram conceitos, gestos e movimentos que brincam com o corpo da criança.
  • Brincadeiras com bola, jogar/rolar para a criança, rolar sobre a criança, jogar para cima e pegar, tentando chamar a atenção da criança.
  • Pode-se tentar iniciar os turnos com a atividade preferida da criança, facilitando a transição entre a família e a escola.
  • Materiais como papel machê, cola, tintas de dedo, massinha, argila, etc, pode causar a criança a ter uma resposta sensorial negativa. Incentivar o uso de ferramentas (pincel, trincha ou luvas) para as crianças  intolerantes ao toque, nos períodos inciais.
  • Ordem e previsibilidade podem ser muito importantes, nos períodos iniciais. Quanto mais a criança for informada sobre seu ambiente e que vai acontecer a seguir, mais segura ela poderá se sentir.
  • Nunca punir uma criança com autismo que procura movimento, pois provavelmente isto vai aumentar a inquietação.
  • Para as atividades de círculo e de grupo, tentar fornecer um espaço individualizado, procurando respeitar as particularidades da criança.

 

 

Carolina Raquel Rabitto

Líder lekotek

Terapeuta ocupacional

CREFITO 11656-TO

 

Uma resposta

  1. Muito boas as dicas Carol.. é isso aí.. Vai me ajudar muito…

Deixe um comentário