Lekotek

A palavra Lekotek provém da raiz escandinava “lek” que significa brinquedo ou jogo e do sufixo grego “tek” que significa biblioteca ou ludoteca.Para entender Lekotek, é essencial descobrir sua história e definir a concepção mais que simplesmente traduzir a palavra.

            Na Suécia, no início da década de 60, concretizou-se a decisão político-social de desinstitucionalizar os internatos para portadores de deficiência mental, convertendo-se numa política social, prover serviços para crianças portadoras de deficiência mental em seu lar e capacitar os pais para cuidar de seus filhos portadores de necessidades especiais em casa.

            Apesar dos pais desejarem muito ajudar seus filhos, não se sentiam preparados e capazes de dar respostas às necessidades de seu filho. Além disso, nesse momento, as crianças deveriam esperar completar quatro anos para receber treinamento especial no Jardim de Infância. Os pais foram “desperdiçando” importantes momentos nesses primeiros anos.

            Em 1963, as mães de crianças com deficiências começaram a buscar formas de ajudar seus filhos durante os primeiros anos de vida.Duas mulheres, Karin Stenland Junker e Evy Blind, sentiam que esperar até que a criança completasse quatro anos para proporcionar ajuda a família era tempo demais, pois perceberam que os primeiros anos de vida poderiam determinar significativamente os posteriores estágios de desenvolvimento, onde as estratégias de intervenção devem fazer parte das experiências mais importantes de uma criança. Estas mães estavam intimamente conscientes da solidão e isolamento que sente a família de uma criança especial. Para elas, era importante com que a criança fizesse parte da sociedade tanto quanto possível.

            O brincar foi a forma mais natural de integrar a criança e a família. Pois, não só estimularia o desenvolvimento das diferentes funções, como traria também felicidade e companhia para a vida da criança. Este foi o fértil pensamento que resultou na criação do Lekotek.

            O primeiro Lekotek, “Lekotek a Blockhusudden”, foi inauguradoem Estocolmo. Hojeos Lekotek estão espalhados por toda Escandinávia. Através dos anos vem crescendo e se expandindo, não só em número, mas também em filosofia e métodos que reflitam mudanças na sociedade.

            Hoje os Lekotek na Escandinávia, oferecem serviços para todas as crianças com necessidades especiais, não apenas se restringindo as com deficiência mental, sendo um serviço requerido pelo Sistema de Bem Estar Social tanto da Suécia como da Noruega.

            Todas as famílias com crianças especiais  ou com dificuldades de aprendizagens podem optar pelos serviços Lekotek, é um recurso essencial para a equipe de profissionais que oferecem serviços a criança e a família. Já que o mesmo está centrado na unidade familiar e não na criança isolada.

            Sua tarefa primária não é ensinar à criança novos conteúdos específicos, apesar de que seja um resultado natural do processo, mas seu objetivo é integrar a criança dentro da família e a família na sociedade.

            O brincar é pedra fundamental. O programa oferece aos pais orientação e instrumentalização para ajudar os seus filhos através do lúdico. Os brinquedos são a chave, que despertam a atenção infantil, porém é a qualidade de interação humana que marca uma diferença crítica no potencial infantil. O Lekotek alimenta e enriquece este processo interativo.

O Centro Lekotek Paraná- AMCIP fica localizado em Curitiba . Se você tem interesse em conhecer o nosso trabalho ou contratar para ministrar cursos ou palestras referente ao brincar é só entrar em contato pelos telefones: (41) 3333 2583 ou (41) 3333 6820  

email: lekotekparana@yahoo.com.br ou lekotekamcip@hotmail.com

Coordenaçã Centro Lekotek Paraná – AMCIP

Thaisa Garais            

                                                                                                                   

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: